A GIJN reuniu uma coleção de relatórios recentes sobre questões femininas. Volte sempre para mais atualizações.
- Nove lições para repensar como você reporta a violência doméstica, do Center for Health Journalism. Em inglês.
- A vingança dos Patriarcas. Por que os autocratas temem as mulheres, da Foreign Affairs. Em inglês.
- A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) traz um panorama da violência contra mulheres jornalistas e ataques de gênero a comunicadores no Brasil em 2021.
- Os “leilões” online de mulheres são apenas os mais recentes ataques aos muçulmanos na Índia, da MIT Technology Review. Em inglês.
- Assédio sexual: nova pesquisa revela a escala do problema nas redações africanas – e é perturbador. Um relatório do Women in News da WAN-IFRA. Em inglês.
- Diversidade no Jornalismo Latino-Americano é um e-book publicado pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas e é uma reflexão de 16 jornalistas de sete países sobre como tornar as redações e a cobertura jornalística mais inclusivas. Os autores são líderes na promoção da diversidade e alguns lançaram meios de comunicação nativos digitais para e por públicos mais diversos. Em espanhol.
- Assédio Sexual na Mídia: Pesquisa 2020-2021. Este relatório é do programa Women in News, da WAN-IFRA, em parceria com a City University of London. Em diversos idiomas.
- Insegura em qualquer lugar: relatório sobre mulheres defensoras de direitos humanos atacadas com Pegasus no Bahrein e na Jordânia, publicado pela Frontline Defenders e pela Access Now.
- Perspectiva perdida das mulheres nas notícias é um relatório sobre “a sub-representação das mulheres nos meios de comunicação; sobre sua contínua marginalização na cobertura de notícias e sobre a questão subnotificada da desigualdade de gênero”. Em inglês.
- O Guia de balanço e gênero para mídia é uma ferramenta interativa para organizações de mídia que buscam educar seus funcionários sobre o equilíbrio de gênero. Em inglês.
- Nossas Mulheres em Campo. Ensaios de mulheres árabes reportando do mundo árabe. Dezenove jornalistas árabes falam sobre como é relatar suas mudanças de pátria nesta antologia inédita editada por Zahra Hankir.
- Dicas para investigar crimes de ódio e violência quando as fontes de dados do governo falham. Um relato da criação de um banco de dados de código aberto por um repórter para rastrear crimes de ódio e violência contra mulheres na Índia. Em inglês.