Jornalistas que se identificam como mulheres muitas vezes encontram obstáculos, seja quando estão fazendo reportagens no campo ou até mesmo em suas redações. A GIJN reuniu recursos para jornalistas que se identificam como mulheres e que desejam se conectar, se proteger, encontrar especialistas e mentores, lidar com assédio e abordar questões de discriminação.
Também fornecemos conselhos e dicas de grandes jornalistas investigativas que servirão de inspiração, destacamos histórias escritas por jornalistas que se identificam como mulheres ou cobrem questões femininas e relatórios sobre o tema.
Índice
Este guia foi publicado originalmente em 2019 com recursos reunidos pela então editora contribuinte da GIJN, Kira Zalan, e posteriormente atualizado por Laura Dixon. Em março de 2022, as adições foram feitas por Gabriela Manuli e Nikolia Apostolou, da GIJN. O guia foi editado por Reed Richardson.
Deixamos de fora algum conteúdo importante? Envie-nos sugestões e expandiremos nossa lista de recursos.
No dia 15 de março de 2022, reunimos três jornalistas em um webinar sobre investigação de questões que afetam diretamente as mulheres e que historicamente têm sido subnotificadas. Elas ofereceram dicas e ferramentas para repórteres que trabalham em contextos muito diferentes, compartilhando seus conselhos e sugestões de áreas importantes que precisam ser investigadas. Você pode conferir os destaques do evento aqui.