Junte-se a nós de 1º a 5 de novembro para a principal conferência internacional sobre o jornalismo vigilante: a 12ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo. Pela primeira vez, a GIJC será realizada totalmente online.
Assim como acontece em nossas conferências presenciais, estamos planejando uma programação excelente com os melhores jornalistas do mundo, focados em fornecer a você as ferramentas necessárias para expor irregularidades e abusos de poder. Aqui está uma prévia do que a GIJN e seus parceiros têm preparado:
Uma semana de workshops, painéis e networking: de segunda a sexta-feira, temos eventos planejados todos os dias. Eles incluem painéis de discussão e workshops práticos com os melhores da área, além de sessões de networking para mantê-lo conectado.
Dicas, ferramentas e tecnologia para reportagens: temos sessões planejadas sobre técnicas (pesquisa online, jornalismo de dados, uso de imagens de satélite, projetos internacionais, podcasts e documentários); discussões (mudanças climáticas, corrupção, crime organizado, saúde e medicina, questões indígenas e eleições); além de workshops (lidar com burnout, rastreamento de voos, arrecadação de fundos, dicas de segurança mais recentes); e muito mais.
Dados, dados e mais dados: um quarto da conferência é focado no jornalismo de dados. Teremos os melhores jornalistas de dados do mundo oferecendo palestras e workshops, que vão desde o básico (planilhas) ao intermediário (gerenciadores de banco de dados, SQL) ao avançado (R, Python), além de demonstrações sobre mapeamento, visualização de dados, limpeza de dados e raspagem da web.
Uma programação global: A cada dia, nossa programação muda ao redor do mundo, conforme mudamos das Américas na terça-feira para Europa / África / Oriente Médio na quarta-feira e para Ásia / Pacífico na quinta-feira. O dia Ásia / Pacífico é co-organizado pelo Judith Neilson Institute da Austrália, que oferecerá uma prévia de nossa conferência presencial em Sydney no ano que vem.
Tradução: Estamos trabalhando para oferecer muitas traduções simultâneas, com idiomas relacionados às nossas regiões. Portanto, procure por espanhol e português nas Américas; Árabe, francês e russo na Europa / África / Oriente Médio; e chinês e japonês na Ásia / Pacífico. (Doadores: poderíamos usar sua ajuda nisso! Entre em contato conosco aqui.)
Networking: as GIJCs são conhecidas por seu networking. Estamos fazendo o nosso melhor para repetir isso online, com encontros por região sobre reportagens internacionais, além de sessões especiais para acadêmicos e brainstorming para a Conferência Global do próximo ano, em Sydney. Teremos uma plataforma onde qualquer participante poderá entrar em contato com outro e organizar suas próprias reuniões. Nossa última conferência contou com jornalistas de 131 países, então esta é sua chance de se conectar.
Salão de Exposições: Criaremos uma exposição online de veículos de comunicação, organizações sem fins lucrativos, centros de recursos, doadores e outros grupos na GIJC21. Os participantes poderão percorrer gratuitamente o diretório global de quem está fazendo um trabalho importante em questões de prestação de contas do poder público, transparência e jornalismo investigativo.
Patrocínios: Interessado em se tornar um co-patrocinador da GIJC21? Os patrocínios começam em US$ 2.500 (US$ 1.000 ou 10 ingressos para organizações membros da GIJN). Os patrocinadores terão seus logos exibidos em destaque, ingressos gratuitos e outros benefícios. Junte-se a Investigative Reporters and Editors (IRE), ao Neilson Institute da Austrália, a SKUP da Noruega, a UNESCO, a Global Initiative Against Transnational Organized Crime e outros. Para mais informações, entre em contato conosco aqui.
Veja o que vamos oferecer:
- Workshops de ciber investigação com os experts Paul Myers e Henk van Ess.
- Análise de vídeo com a equipe de investigações visuais do New York Times.
- Rastreando dinheiro com ICIJ e OCCRP.
- O melhor do jornalismo de dados: planilhas, scraping, SQL, visualização de dados, NodeXL, Python, Tableau e R.
- Gerenciando estresse e esgotamento com o Dart Center.
- Documentários com a BBC e o Sundance Institute.
- Podcasts e rádio.
- Rastreamento de voos com C4ADS.
- Imagens e mapeamento de satélite.
- Mudanças Climáticas. Saúde e Medicina. Afeganistão.
- Eleições. Questões indígenas. Femicídio.
- Dicas de segurança na Era Pegasus.
- Estratégias de arrecadação de fundos e sobrevivência.
- Networking: para mulheres, professores e instrutores, e reportagens internacionais por região.
Para não perder nada, siga-nos no Twitter @gijn e @gijnPortugues e inscreva-se na nossa newsletter em inglês.
Esperamos vê-lo na #GIJC21!
Inscrições abertas para a Conferência Global de Jornalismo Investigativo