Nota do Editor: Esta publicação foi adaptada de um capítulo do futuro Guia de Pesquisa de Código Aberto da GIJN, por Henk van Ess. Publicações sobre o uso do Facebook, LinkedIn, Twitter e TikTok e Telegram também serão publicadas. O guia será lançado na íntegra em setembro, na Conferência Global de Jornalismo Investigativo (GICJ23).
Nota sobre a metodologia: Escolhi exemplos em inglês como nossa interface de usuário porque novas opções de pesquisa geralmente surgem primeiro em inglês. No entanto, a maioria dos exemplos funcionará em outros idiomas. Além disso, incluí capturas de tela para mostrar como esses exemplos se parecem no momento em que as pesquisas foram realizadas. Esses resultados podem mudar com o tempo, no entanto.
Um guia para iniciantes sobre como pesquisar no Instagram, publicado pela GIJN, está disponível em Tudo o que você precisa saber para pesquisar como um profissional no Instagram, seguido pela Parte 2. Recomendamos os dois artigos se você não tem experiência com Instagram; se você estiver procurando conselhos mais avançados, este capítulo oferece dicas adicionais.
Pesquisa de datas via Instagram
A funcionalidade de pesquisa do Instagram é baseada principalmente em palavras-chave como hashtags, nomes de usuário e localização. Se você não souber nenhum desses detalhes, o algoritmo de pesquisa não poderá encontrá-los para você.
O recurso de pesquisa de datas do Instagram é limitado porque o algoritmo de pesquisa da plataforma foi projetado principalmente para ajudar os usuários a descobrir conteúdo novo e popular, em vez de recuperar um conteúdo específico do passado. É otimizado para velocidade e eficiência, em vez de precisão. O Instagram sempre mostra, como o Twitter, os posts “Top” primeiro. Se você quiser ver as postagens mais recentes, precisa rolar um pouco para baixo e procurar por “Mais recentes”. Isso está longe de ser perfeito.
Pesquisa de datas via Google
Use o Google para pesquisar no Instagram por determinadas datas; O Google pode encontrar conteúdo que não está prontamente disponível por meio da própria funcionalidade de pesquisa do Instagram. O Google, por padrão, não vai ver tudo porque o Instagram não permite acesso total, mas vale a pena tentar. Digamos que você queira encontrar postagens sobre um acidente em Phoenix na semana passada. Faça isso no Google:
Como você pode ver, quando fizemos essa pesquisa, obtivemos dois resultados (não tão bons).
Pesquisa de datas via Google Imagens
Se você está com dificuldade para procurar datas no Instagram, existe uma solução mais eficaz. O Google Imagens usa um algoritmo e critérios de pesquisa distintos, permitindo localizar imagens e fotos de toda a Internet. Como o Instagram também é focado em conteúdo visual, o Google Imagens pode ser uma alternativa útil para encontrar o que você procura.
Devido ao seu mecanismo de pesquisa aprimorado, o Google Imagens pode encontrar imagens mais relevantes do Instagram do que o mecanismo de pesquisa normal do Google. Vamos repetir a pesquisa que acabamos de fazer.
A mesma busca por “acidente” em “Phoenix”, na semana anterior, no Instagram, tem mais e melhores resultados agora. O Google Imagens é claramente o vencedor nesta pesquisa de datas.
Ambos os métodos – pesquisar datas por meio do Google e do Google Images – podem se complementar e ser usados juntos para aprimorar sua experiência de pesquisa. Em última análise, depende do que você está procurando e de qual abordagem funciona melhor para você.
Pesquisa de localização via aplicativo móvel
Pode ser mais fácil encontrar notícias de última hora no Instagram, mas os jornalistas investigativos podem precisar se aprofundar. Usar o Instagram pode ser desafiador, especialmente ao tentar encontrar evidências de atividades em uma área ampla. A falta de critérios de pesquisa específicos, como intervalos de datas e filtros avançados, pode tornar o processo mais lento e menos eficaz.
O recurso de pesquisa no mapa do Instagram salva o dia. É uma excelente maneira de encontrar fotos em uma área mais ampla.
Use o aplicativo móvel para Instagram para isso. Toque na lupa, procure por “Aleppo” e toque em “Lugares”. Clique em “Aleppo, Síria”.
Agora você obtém um resultado com base nessas palavras-chave. Toque duas vezes no mapa, clique no divisor para ver a tela cheia. Aí está: seu mapa de área do Instagram, com as fotos mostradas em um mapa.
Você terá um mapa maior e mais contas, com base na geolocalização. Você pode pesquisar palavras-chave específicas nessa área, se desejar.
Pesquisa de localização via Área de Trabalho
A desvantagem da “Pesquisa de localização via aplicativo móvel” é que é trabalhosa. É possível fazer o mesmo em sua área de trabalho. Para isso precisamos de uma ferramenta chamada instahunt.co.
1. Escolha uma área
Clique no mapa do instahunt.co ou procure um local específico.
2. Ative a ferramenta
Clique em “Find Places” (Encontrar lugares).
Isso preparará um conjunto de coordenadas que você precisará mais tarde.
3. Obtenha dados do Instagram
Agora clique em “Get Instagram Place Data” (Obter dados de local do Instagram) – certifique-se de que você já tem sua conta do Instagram aberta.
4. Copie o código
Você verá todos os tipos de códigos de localização no local escolhido. Basta copiar eles.
5. Cole-o na ferramenta
Agora cabe a você decidir quais contas seriam interessantes para estudar. As fotos do Facebook também serão exibidas, se houver.
A GIJN incentiva republicações deste artigo para uso não comercial, mas pedimos que você siga nosso contrato de licença Creative Commons.
Recursos adicionais
Técnicas de pesquisa em redes sociais usando o Facebook, de Henk van Ess
Técnicas de pesquisa em redes sociais usando o LinkedIn, de Henk van Ess
Técnicas de pesquisa em redes sociais usando o Twitter, de Henk van Ess
O holandês Henk van Ess ensina, fala e escreve sobre inteligência de código aberto com a ajuda da web e da IA. O palestrante veterano e instrutor convidado viaja pelo mundo fazendo workshops de pesquisa na Internet. Seus projetos incluem Digital Digging (IA e pesquisa), Fact-Checking the Web, o manual Datajournalism (download gratuito) e palestras como especialista em redes sociais e pesquisa na web.