Interpretação simultânea de português para espanhol e vice-versa.
A mineração, principalmente quando é ilegal, causa danos irreversíveis: desmatamento, perda de biodiversidade e poluição. Na América Latina, geralmente são as comunidades indígenas e os trabalhadores das minas os mais afetados, pois a saúde de suas comunidades está frequentemente em risco. Além disso, as redes criminosas e a impunidade também adicionam grandes desafios. Devido aos altos lucros associados e aos riscos geralmente baixos de serem penalizados, os grupos do crime organizado estão obtendo grandes benefícios.
O mapeamento e o uso das ferramentas certas pode conduzir investigações poderosas para expor as más práticas dessa poderosa indústria. Saiba mais sobre três casos em que imagens de satélite e ferramentas multimídia ajudaram a expor corrupção, desmatamento e riscos à saúde de pessoas que vivem perto de locais de mineração ilegal no Peru, Brasil e Venezuela.
Neste webinar da GIJN, trazemos repórteres experientes que compartilharão dicas práticas sobre coleta e análise de dados para investigar a mineração ilegal e como combinar essas métodos com técnicas de reportagem tradicionais.
Hyury Potter (Brasil). Nascido e criado na região amazônica, Potter é um repórter freelancer que escreve sobre corrupção e meio ambiente. Trabalhou em jornais no Brasil e na Alemanha e desde 2021 é bolsista da Rainforest Investigations Network (RIN) no Pulitzer Center.
Joseph Poliszuk (Venezuela). Três vezes finalista do Prêmio Latino-Americano de Jornalismo Investigativo. Cofundador do Armando.info, a única plataforma dedicada exclusivamente ao jornalismo investigativo na Venezuela.
Yvette Sierra (Peru). Jornalista peruana especializada em jornalismo impresso e on-line e repórter da Mongabay Latam.
Ana Beatriz Assam e Andrea Arzaba, editoras de português e espanhol da GIJN, respectivamente, moderarão a discussão.
O webinar terá tradução do português para o espanhol e vice-versa.
Inscreva-se no webinar aqui!
Data: quinta-feira, 17 de novembro de 2022
Horário: 12:00 AM BRT – Que horas será na minha cidade?