Conferência Global de Jornalismo Investigativo será em Gotemburgo, Suécia, de 19 a 22 de setembro de 2023

Print More
Gotemburgo Suécia

Crédito: Per Pixel Petersson/imagebank.sweden.se

A Conferência Global de Jornalismo Investigativo de 2023 (GIJC23) está agendada para os dias 19 a 22 de setembro na cidade histórica de Gotemburgo, na Suécia.

A Global Investigative Journalism Network (GIJN) tem o prazer de se juntar a dois co-anfitriões locais da GIJC23: o Fojo Media Institute da Linnaeus University e a Foreningen Gravande Journalister, a associação nacional de jornalistas investigativos da Suécia. O local da conferência é o Centro Sueco de Exposições e Congressos.

A Conferência Global de Jornalismo Investigativo é o maior encontro internacional de repórteres e editores investigativos do mundo, e a GIJC23 será sua 13ª edição. A conferência apresenta treinamento sobre as mais recentes ferramentas e técnicas, workshops de ponta e extensas sessões de networking e brainstorming.

“No 20º aniversário da GIJN, parece oportuno e apropriado estar de volta à Europa, onde ocorreram as primeiras conferências globais”, observa Brant Houston, presidente do Conselho de Administração da GIJN. “Nossos colegas suecos, que têm uma rica história de trabalho investigativo internacional, têm sido grandes apoiadores da GIJN e será emocionante levar a conferência para Gotemburgo”.

“É uma honra ser co-anfitrião da GIJC 2023 e, no tocante ao Fojo, faremos o possível para tornar a conferência de Gotemburgo um lugar incrível para aprendizado e compartilhamento de experiências. E diversão”, disse Kersti Forsberg, diretora do Fojo Media Institute.

“Estamos ansiosos para reunir todos os colegas internacionais novamente”, acrescentou Ulla Sätereie, presidente do conselho da Foreningen Gravande Journalister. “O networking e as colaborações transfronteiriças são mais importantes do que nunca. Prometemos dar-lhe uma conferência de alto nível”.

Originalmente planejada para Sydney, Austrália, a GIJC23 foi movida devido a mudanças nas circunstâncias relacionadas ao anfitrião local da conferência. A GIJN espera realizar uma futura conferência na Austrália.

As Conferências Globais de Jornalismo Investigativo anteriores foram realizadas em nove países, incluindo Brasil, Dinamarca, Alemanha, Noruega, África do Sul e Ucrânia. Os encontros são realizados a cada dois anos e normalmente atraem mais de 1.500 jornalistas de mais de 120 países.

Como nos anos anteriores, a GIJC23 contará com um robusto programa de bolsas para trazer jornalistas do sul global e de outras regiões para a conferência. Doadores e co-patrocinadores que desejam apoiar este evento de alto impacto podem entrar em contato com os organizadores aqui.

Além de marcar o 20º aniversário da GIJN, no próximo ano será o 400º aniversário de Gotemburgo, a segunda maior cidade da Suécia. O porto histórico é conhecido por seus canais, ruas arborizadas, universidades e muitos cafés.

O Fojo Media Institute, sediado na Linnaeus University, no sul da Suécia, trabalha com parceiros em todo o mundo para fortalecer e desenvolver o jornalismo e a mídia para que possam contribuir para um mundo mais democrático e sustentável.

A Foreningen Gravande Journalister (FGJ), a Associação Sueca de Jornalismo Investigativo, é uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção e inspiração de um jornalismo profundo e crítico. O objetivo da associação é oferecer cursos e seminários que aprimorem o compartilhamento de conhecimento entre jornalistas.

A Global Investigative Journalism Network serve como o eixo internacional para repórteres investigativos do mundo, com 235 organizações-membros, em 89 países. Sua equipe trabalha em uma dúzia de idiomas diariamente, dando aos repórteres as ferramentas, tecnologias e treinamento necessários para perseguir abusos de poder e irresponsabilidade.

Para mais informações, entre em contato com hello@gijn.org.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *