Atenção: A menção de produtos e serviços não constitui um endosso; outros produtos e serviços estão disponíveis.
ENCONTRANDO PESSOAS: Google
Como usar o Google de forma mais eficaz: o básico
- Concentre sua pesquisa usando aspas em torno de frases ou usando um sinal de menos antes de um termo que leva a categorias indesejadas.
- Por exemplo, pesquise por “Michael Jordan” em vez de Michael Jordan. Isso garantirá que você obtenha páginas sobre a estrela do basquete, mas não páginas que simplesmente mencionam as palavras Jordan e Michael sem ordem específica.
- Você pode adicionar flexibilidade e evitar arruinar uma pesquisa, adicionando a palavra “OR” em letras maiúsculas entre as opções, por exemplo: aplicativo apple OR android.
- Você pode focar sua pesquisa em um domínio específico com o prefixo “site:”, não deixando espaço depois.
- Por exemplo: para encontrar todas as menções a COVID no site do governo indiano, pesquise – site:gov.in COVID.
- Usar ext:pdf em sua pesquisa força o Google a procurar exclusivamente por arquivos pdf. Se você conhece algumas palavras que estavam nesse documento, coloque-as entre aspas no Google e veja se existem outras fontes para o mesmo documento.
Viagem no tempo:
Às vezes, você precisa de informações que foram removidas da web, como um tweet, site ou conta do Facebook excluídos. Há uma série de ferramentas que podem ajudar a trazer as informações de volta.
1. Caches do mecanismo de pesquisa
- Se as informações foram excluídas recentemente e ainda aparecem em uma pesquisa do Google, tente clicar no pequeno triângulo preto ao lado de sua entrada nos resultados da pesquisa. Isso pode dar acesso a uma cópia armazenada no cache do mecanismo de pesquisa.
- Mesmo que esta página do Facebook tenha sido excluída, uma cópia ainda existia no cache do Google.
2. Pesquisas por intervalo de datas
- Algumas informações pessoais podem ser enterradas pela cobertura de notícias posteriores. Para voltar ao tempo anterior a uma grande notícia estourar, clique em “Ferramentas” e escolha um intervalo de datas na caixa suspensa de datas:
3. Arquivos
- O Archive.is é especialmente bom para encontrar postagens e contas de mídia social excluídas.
- E o Wayback Machine, www.archive.org, que é ótimo para trazer de volta o conteúdo da web.
Pesquisando por imagem
- Identificar onde uma imagem é encontrada online pode levar você a informações que identificarão a pessoa na imagem.
- A pesquisa reversa de imagens do Google pode ser encontrada clicando no ícone da câmera na caixa de pesquisa do Google Image.
Identificando a pessoa certa
- Como os nomes costumam ser muito comuns e às vezes incompletos, é melhor reunir o máximo de informações possível sobre a pessoa que você está procurando.
Pense nas seguintes questões:
-
- Nome: ortografia, abreviaturas, transliteração de outros alfabetos, eles podem usar o sobrenome de seus outros pais, mudar após o casamento, nomes de usuário únicos.
- Relacionamentos: membros da família em listas de amigos, mesmos amigos em redes diferentes.
- Emprego: trabalho, empresa, cargo anterior.
- Lugares conectados: onde nasceram, onde trabalham.
- Endereço de e-mail: os sites podem encontrar endereços de e-mail de trabalho que seguem um formato.
- Pense também na aparência da pessoa, bem como em seus interesses, causas e hobbies.
Ferramentas de pesquisa de pessoas
- Alguns recursos online reúnem dados pessoais em uma base pesquisável.
- Pipl Pro, Spokeo, etc., são sites dedicados à pesquisa de pessoas e fornecem uma riqueza de informações pessoais sobre o objeto de sua investigação. No Pipl é possível pesquisar por número de telefone, nome de e-mail e outros fatores. Spokeo é semelhante em alguns aspectos, mas focado em cidadãos dos EUA.
Pesquisando nas mídias sociais
- As pessoas têm redes sociais diferentes para diferentes aspectos de suas vidas. Cada uma terá seguidores diferentes.
- Em todas as plataformas, comece suas pesquisas nas caixas de pesquisa internas das plataformas específicas em vez do Google; elas têm conexões diretas com seu próprio banco de dados e podem oferecer resultados mais atualizados.
- Algumas redes sociais, como o Instagram por exemplo, possuem mecanismos de busca muito rudimentares. Pesquise no Instagram pelo Google para obter melhores resultados adicionando site:instagram.com à sua caixa de pesquisa do Google.
Pesquisando no Twitter
- O Twitter tem um formato de pesquisa avançada muito útil e flexível. Outros recursos também estão disponíveis, incluindo:
- O Tweepsect mostrará seguidores e seguidores mútuos.
- O Followerwonk compara seguidores de duas ou três contas.
- O Tweetbeaver tem muitas ferramentas úteis de busca no Twitter.
- Identificar hashtags relevantes para sua pesquisa pode ajudá-lo.
Pesquisando no Facebook
- Grupos e páginas têm suas próprias caixas de pesquisa, ajudando a encontrar uma postagem específica.
- A guia Pessoas do Facebook é um de seus recursos mais úteis. Você nem precisa procurar por um nome. Basta digitar uma única letra e alguns detalhes sobre o tipo de pessoa que você está procurando. Por exemplo, você pode simplesmente pesquisar uma profissão, uma empresa, uma cidade ou uma universidade. Você também pode encontrar filtros no lado esquerdo da página que permitem especificar aspectos relacionados à sua pesquisa.
- Use o site www.graph.tips para extrair ainda mais funcionalidades de pesquisa do Facebook. Definir intervalos de datas ou especificar o ID do usuário de quem publicou algo, por exemplo.
- A aba Postagens permite pesquisar palavras-chave em postagens do Facebook. Os filtros permitem especificar uma fonte, uma data e pesquisar grupos do Facebook.
- Se você tem um palpite de que alguém editou algo depois de postar no Facebook, clique nos três pontinhos no canto superior direito, veja ‘histórico de edições’ e você poderá ver as versões anteriores;
- Se você suspeitar que uma postagem inteira foi “movida para o passado”, passe o cursor sobre o pequeno ícone de relógio ao lado da postagem do Facebook, que revelará a data em que foi adicionada:
Pesquisando no LinkedIn
- O LinkedIn tem uma fantástica funcionalidade de pesquisa que permite diferenciar entre o trabalho atual e o antigo de uma pessoa na caixa de pesquisa.
- Clique “enter” na caixa de pesquisa. Se você estiver procurando por indivíduos, escolha “pessoas” como opção. Em seguida, escolha “mais filtros” para liberar toda a funcionalidade do LinkedIn.
Pesquisando no Instagram
- Um pouco mais difícil de pesquisar, mas muito valioso se seu público-alvo for mais jovem ou se você estiver investigando um problema relevante para um determinado grupo demográfico.
- Picuki.com é um dos sites que oferecem buscas efetivas do Instagram. Ele permite que as imagens do Instagram sejam copiadas e abertas em tamanho real.
Copyright (c) Paul Myers 2021. Para mais informações, siga Paul Myers no Twitter em @paulmyersbbc.
Paul Myers é o principal consultor da Iniciativa de Apoio à Investigação da BBC. Ele trabalhou na vanguarda da pesquisa on-line por quase 20 anos e treinou colegas jornalistas desde a virada do século. Fora de seu trabalho na BBC, Myers ajudou investigadores do PNUD, Banco Mundial, Guardian, CNN e muitas outras equipes de investigação. Ele administra o site researchclinic.net.